GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série:
3ª série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------AGOSTO-------------
H1. Identificar fases e/ou características da
transformação de energia em usinas geradoras de eletricidade
H2. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica
H3. Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo
H4. Relacionar a produção de energia com os
impactos ambientais e sociais desses processos
H5. Estimar perdas de energia ao longo do
sistema de transmissão de energia elétrica, reconhecendo a necessidade de
transmissão em alta-tensão
H6. Identificar quantitativamente as
diferentes fontes de energia elétrica no Brasil
H7. Relacionar a evolução da produção de energia
com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida
H8. Identificar e estimar ordens de grandeza
de espaço em escala subatômica, nelas situando fenômenos conhecidos
H9. Explicar características macroscópicas
observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos
H10.
Explicar
a absorção e a emissão de radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de
quantização da energia
H11.
Reconhecer
a evolução dos conceitos que levaram à idealização do modelo quântico para o
átomo
H12.
Interpretar
a estrutura, as propriedades e as transformações dos materiais com base em
modelos quânticos
-------------SETEMBRO-------------
H13.
Identificar
diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização
no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas
associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser
etc.)
H14.
Reconhecer
a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos,
discriminando características e efeitos
H15.
Reconhecer
a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas
transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia
elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina
H16.
Explicar
diferentes processos de geração de energia nuclear (fusão e fissão),
reconhecendo-os em fenômenos naturais e em sistemas tecnológicos
H17.
Caracterizar
o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis
riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações
H18.
Pesquisar
e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
H19.
Avaliar e
debater efeitos biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações
ionizantes, assim como medidas de proteção
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Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Produção
e consumo elétricos
1. Produção de energia elétrica
em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa
de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
2. Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
3.
Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o
desenvolvimento econômico e social
Matéria e
radiação
Matéria,
propriedades e constituição
1. Modelos
de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
2. A
matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais
inanimados
3. Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos e
radiações
4. A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria
5. A
dualidade onda–partícula
6. As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação
incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo atômico
e radiatividade
7. Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
8. A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico
9. Radiatividade,
radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 16/09/2019.
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Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 19/08/2019.
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Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO DO FACEBOOK.
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Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). SEMINÁRIO USINAS ELÉTRICAS – 26/08/2019.
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Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
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GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
Fontes de Referência para o estudante
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