GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
|
Disciplina:
Física
|
Série: 1ª
série
|
Bimestre:
1º
|
||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Compreender que a natureza é o
objeto de estudo da Física
H2. Identificar movimentos que se
realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam
H3. Reconhecer características comuns
aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade
e outras variáveis
H4. Fazer estimativas, realizar ou
interpretar medidas e escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos,
tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais
--------------MARÇO---------------
H5. Identificar diferentes formas de
representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
H6. Reconhecer causas da variação de
movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
H7. Identificar as interações nas
formas de controle das alterações do movimento
H8. Reconhecer a conservação da
quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de
situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
---------------ABRIL-------------------
H9. Comparar modelos explicativos das
variações no movimento pelas leis de Newton
H10.
Reconhecer
que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de
Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas
físicos
|
Conteúdos:
Introdução à Física
• Física, ciência da natureza
• Medidas – Ordem de grandeza e Notação Científica.
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento (Cinemática)
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc. (O estudo do movimento; Conceitos iniciais)
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc. (Movimento Uniforme)
• Estimativas e procedimentos de
medida de tempo, percurso, velocidade média etc. (Movimento Uniformemente Variado; Movimento circular)
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação (Dinâmica)
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo (Impulso e colisões)
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e
dispositivos de segurança (Colisões)
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas (Quantidade
de movimento)
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise do
movimento de partes de um sistema mecânico (Forças e as leis de Newton)
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação (Aplicações das leis de Newton)
|
|||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||
Estratégias didáticas
|
|||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
03/04/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
27/02/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DO TEMPO –
22/03/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
|
|||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário