domingo, 10 de fevereiro de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 3ª série - 1º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE               2019
Professor(a): Rafael Herrera
Disciplina: Física
Série: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar aspectos históricos, sociais e culturais no desenvolvimento da teoria elétrica
H2. Identificar algumas propriedades das cargas elétricas e relacioná-las a fenômenos elétricos
H3. Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades
H4. Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função
H5. Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza
H6. Relacionar informações fornecidas pelos fabricantes de aparelhos elétricos a propriedades e modelos físicos para explicar seu funcionamento
H7. Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico simples
H8. Relacionar as grandezas mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade no interior da matéria

--------------MARÇO---------------
H9. Compreender o choque elétrico como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade
H10.           Diferenciar um condutor de um isolante elétrico em função de sua estrutura, avaliando o uso de diferentes materiais em situações diversas
H11.           Compreender os significados das redes de 110 V e 220 V, calibre de fios, disjuntores e fios terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares
H12.           Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo
H13.           Dimensionar circuitos elétricos domésticos em função das características das residências
H14.           Propor estratégias e alternativas seguras de economia de energia elétrica doméstica

---------------ABRIL-------------------
H15.           Relacionar o campo elétrico com cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento
H16.           Reconhecer propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos
H17.           Estimar a ordem de grandezas de fenômenos ligados a grandezas elétricas, como a corrente de um raio; carga acumulada num capacitor e tensão numa rede de transmissão

Conteúdos:

Eletricidade

Carga elétrica
• História, modelo atômico e propriedades

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação (Especificações dos aparelhos)
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos (Corrente elétrica e Circuitos elétricos)
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia (Consumo de energia elétrica)
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança (Eletricidade, resistência e choques elétricos)

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos (Campo magnético e força magnética)
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 01/04/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 11/03/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS INDICADOS E LIVRO – AULAS NO LABORATÓRIO
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL ASSOCIAÇÃO RESISTORES – 25/03/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.               
- Sites de interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário