GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2019
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 2ª
série
|
Bimestre:
1º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------FEVEREIRO-------------
H1. Identificar fenômenos, fontes e
sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a
diferentes usos e situações
H2. Identificar e caracterizar a
participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos
H3. Reconhecer as propriedades
térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor
H4. Reconhecer o calor como energia
em trânsito
H5. Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura
H6. Identificar e caracterizar o
funcionamento dos diferentes termômetros
H7. Compreender e aplicar a situações
reais o conceito de equilíbrio térmico
H8. Explicar as propriedades térmicas
das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala
absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas
H9. Identificar as propriedades
térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura
H10.
Relacionar
mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos
tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura
-----------------MARÇO---------------
H11.
Explicar
fenômenos térmicos cotidianos, com base nos conceitos de calor específico e
capacidade térmica
H12.
Identificar
a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e
tecnológicos
H13.
Explicar
as propriedades térmicas das substâncias e as diferentes formas de
transmissão de calor, com base no modelo cinético das moléculas
H14.
Comparar
a energia liberada na combustão de diferentes substâncias
H15.
Identificar
os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias,
explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos
H16.
Identificar
e caracterizar os processos de formação de fenômenos climáticos como chuva,
orvalho, geada e neve
H17.
Identificar
e caracterizar as transformações de estado no ciclo da água
---------------ABRIL-------------------
H18.
Identificar
e caracterizar as diferentes fontes de energia e os processos de
transformação para produção social de energia
H19.
Analisar
o uso de diferentes combustíveis, considerando seu impacto no meio ambiente
H20.
Caracterizar
efeito estufa e camada de ozônio, sabendo diferenciá-los
H21.
Debater e argumentar sobre avaliações e
hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e
sociais
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor,
temperatura e fontes (Calorimetria)
• Fenômenos e sistemas cotidianos
que envolvem trocas de calor (Conceitos
básicos)
• Controle de temperatura em
sistemas e processos práticos (Medidas
de temperatura)
• Procedimentos e equipamentos
para medidas térmicas (Processos de
transferência de calor)
• Procedimentos para medidas de
trocas de energia envolvendo calor e trabalho (O calor e a variação de temperatura)
Propriedades
térmicas
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais (O calor e
a variação de temperatura)
• Modelos explicativos de trocas
térmicas na condução, convecção ou irradiação
• Dilatação, condução e
capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático (Dilatação)
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa (O calor e a mudança de estado)
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
|
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
2A - 03/04/2019; 2BC – 04/04/2019.
-
Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
2A - 27/02/2019; 2BC – 28/02/2019.
-
Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS
INDICADOS E LIVRO – AULAS DE PC.
-
Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). ESTUDO EXPERIMENTAL DILATAÇÃO –
29/03/2019.
-
Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
-
Sites de interesse.
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário