E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 3ª
série
|
Bimestre:
1º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer a presença da eletricidade
em situações e equipamentos do cotidiano.
• Compreender que há fenômenos elétricos
associados ao funcionamento dos organismos vivos e em outras situaç.es do
mundo natural.
• Analisar as especificações elétricas
dos aparelhos em etiquetas ou manuais.
• Reconhecer as grandezas associadas ao
estudo da eletricidade, tais como resistência, corrente, tensão, energia e
potência elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica
e o gasto financeiro dos eletrodomésticos, associando potência ao tempo de
uso.
• Identificar os componentes básicos de
um circuito elétrico.
• Identificar as grandezas associadas aos
circuitos elétricos.
• Analisar os tipos de circuito (série e
paralelo) e avaliar qual a aplicabilidade de cada em situaç.es do cotidiano.
• Relacionar corrente, resistência e
tensão elétrica (1ª Lei de Ohm).
• Identificar os perigos associados à
eletricidade.
• Identificar os procedimentos adequados
para lidar com a eletricidade sem riscos.
• Compreender como acontece o choque
elétrico e quais os seus efeitos para o organismo.
• Compreender o dimensionamento do
circuito doméstico e os riscos associados às más instalaç.es.
• Relacionar resistência elétrica,
comprimento e a espessura de um fio condutor (2ª Lei de Ohm).
• Analisar uma conta de energia elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica
e o gasto financeiro em uma residência.
• Relacionar consumo de energia, com a
potência elétrica e tempo de uso do aparelho.
• Identificar estratégias de economia e
uso racional da energia elétrica no cotidiano.
• Reconhecer que algumas interações
físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Reconhecer os processos de eletrização
(atrito, contato e indução).
• Diferenciar condutores de isolantes
elétricos em função de sua estrutura.
• Relacionar a força elétrica entre duas
cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em
fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem
eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática
em situações do cotidiano.
|
Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Circuitos
elétricos
• Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação
• Modelo clássico de propagação
de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos
• Valores de correntes,
tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano
|
||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes
agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1. 2017.
- Sites de interesse.
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário