sábado, 18 de fevereiro de 2017

Guia de Aprendizagem 3ª série EM - 1º bimestre 2017

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                   GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE EM             2017
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
• Reconhecer a presença da eletricidade em situações e equipamentos do cotidiano.
• Compreender que há fenômenos elétricos associados ao funcionamento dos organismos vivos e em outras situaç.es do mundo natural.
• Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais.
• Reconhecer as grandezas associadas ao estudo da eletricidade, tais como resistência, corrente, tensão, energia e potência elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro dos eletrodomésticos, associando potência ao tempo de uso.
• Identificar os componentes básicos de um circuito elétrico.
• Identificar as grandezas associadas aos circuitos elétricos.
• Analisar os tipos de circuito (série e paralelo) e avaliar qual a aplicabilidade de cada em situaç.es do cotidiano.
• Relacionar corrente, resistência e tensão elétrica (1ª Lei de Ohm).
• Identificar os perigos associados à eletricidade.
• Identificar os procedimentos adequados para lidar com a eletricidade sem riscos.
• Compreender como acontece o choque elétrico e quais os seus efeitos para o organismo.
• Compreender o dimensionamento do circuito doméstico e os riscos associados às más instalaç.es.
• Relacionar resistência elétrica, comprimento e a espessura de um fio condutor (2ª Lei de Ohm).
• Analisar uma conta de energia elétrica.
• Calcular o consumo de energia elétrica e o gasto financeiro em uma residência.
• Relacionar consumo de energia, com a potência elétrica e tempo de uso do aparelho.
• Identificar estratégias de economia e uso racional da energia elétrica no cotidiano.
• Reconhecer que algumas interações físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução).
• Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
• Relacionar a força elétrica entre duas cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática em situações do cotidiano.

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de operação
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário