sábado, 18 de fevereiro de 2017

Guia de Aprendizagem 1ª série EM - 1º bimestre 2017

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                       GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE EM             2017
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.


Habilidades a serem desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de uso social da língua
• Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema
• Ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Compreender que a natureza é o objeto de estudo da Física
• Identificar a presença de movimentos no cotidiano.
• Classificar os movimentos reconhecendo as grandezas que os caracterizam.
• Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento, como deslocamento, tempo e velocidade.
• Estimar valores de velocidades baseados em situações do cotidiano.
• Compreender as características comuns entre os movimentos de diferentes corpos, como trajetória, velocidade, aceleração.
• Fazer estimativas e escolher os procedimentos adequados para a realização de medidas de tempo de distância e calcular a velocidade média.
• Reconhecer a interação entre os corpos como uma das causas que leva à alteração dos movimentos.
• Utilizar conceitos relativos à conservação da quantidade de movimento.
• Compreender e aplicar o conceito de força por meio da relação entre a variação da quantidade de movimento e o tempo empregado em tal variação.
• Compreender que a quantidade de movimento depende da velocidade e da massa dos corpos.
• Compreender que o movimento não é gerado isoladamente, ou seja, há a necessidade de compensação para que ele aconteça.
• Analisar diferentes tipos de colisões e realizar previsões em situações reais.
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento em um sistema físico.
• Reconhecer a conservação da quantidade de movimento em parte de um sistema físico.
• Determinar a quantidade de movimento antes e após uma interação entre corpos.
• Representar vetorialmente as forças presentes em sistemas físicos (diagrama de forças).
• Identificar diferentes tipos de forças (atrito estático e dinâmico, peso, normal, tração e resistência do ar).
• Reconhecer as forças como as causas dos movimentos e sua variação (Leis de Newton).
• Relacionar as Leis de Newton com a conservação da quantidade de movimento.
Conteúdos:
Introdução à Física
Conceituação de Física; Os ramos da Física; Potência de 10 – Ordem de grandeza e Notação Científica.

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.

Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 1ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.




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