E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE EM 2017
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª série
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Bimestre:
1º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da
norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de
uso social da língua
• Estabelecer relações entre
textos verbais e não verbais
• Ler e interpretar figuras,
tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras
para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Compreender que a natureza é
o objeto de estudo da Física
• Identificar a presença de movimentos no
cotidiano.
• Classificar os movimentos reconhecendo
as grandezas que os caracterizam.
• Identificar as grandezas relevantes na
descrição de um movimento, como deslocamento, tempo e velocidade.
• Estimar valores de velocidades baseados
em situações do cotidiano.
• Compreender as características comuns
entre os movimentos de diferentes corpos, como trajetória, velocidade,
aceleração.
• Fazer estimativas e escolher os
procedimentos adequados para a realização de medidas de tempo de distância e
calcular a velocidade média.
• Reconhecer a interação entre os corpos
como uma das causas que leva à alteração dos movimentos.
• Utilizar conceitos relativos à
conservação da quantidade de movimento.
• Compreender e aplicar o conceito de
força por meio da relação entre a variação da quantidade de movimento e o
tempo empregado em tal variação.
• Compreender que a quantidade de
movimento depende da velocidade e da massa dos corpos.
• Compreender que o movimento não é
gerado isoladamente, ou seja, há a necessidade de compensação para que ele
aconteça.
• Analisar diferentes tipos de colisões e
realizar previsões em situações reais.
• Reconhecer a conservação da quantidade
de movimento em um sistema físico.
• Reconhecer a conservação da quantidade
de movimento em parte de um sistema físico.
• Determinar a quantidade de movimento
antes e após uma interação entre corpos.
• Representar vetorialmente as forças
presentes em sistemas físicos (diagrama de forças).
• Identificar diferentes tipos de forças
(atrito estático e dinâmico, peso, normal, tração e resistência do ar).
• Reconhecer as forças como as causas dos
movimentos e sua variação (Leis de Newton).
• Relacionar as Leis de Newton com a
conservação da quantidade de movimento.
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Conteúdos:
Introdução à Física
Conceituação
de Física; Os ramos da Física; Potência de 10 – Ordem de grandeza e Notação
Científica.
Movimentos – Grandezas,
variações e conservações
Identificação,
caracterização e estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa etc.
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos
de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Quantidade
de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e
dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas
Leis
de Newton
• As leis de Newton na análise
do movimento de partes de um sistema mecânico
•
Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
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Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 1ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto &
aplicações. Ensino Médio. Antonio
Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo.
Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
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Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 1. 2017.
-
Sites de interesse.
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