Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Reconhecer os usos da
norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de
uso social da língua
• Estabelecer relações entre
textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema,
ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados
matemáticos
• Compreender o uso das letras
para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
• Identificar em seu cotidiano materiais,
aparelhos e processos que sejam relacionados ao calor
• Estimar medidas de temperatura.
• Associar temperatura ao grau de
agitação das moléculas.
• Realizar conversões de temperatura
utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
• Realizar a leitura de um termômetro.
• Analisar o funcionamento dos outros
instrumentos utilizados para medir temperatura.
• Compreender e aplicar a situações reais
o conceito de equilíbrio térmico.
• Associar o aumento de temperatura ao
aumento da energia cinética molecular.
• Identificar formas de controle de
temperatura em processos e dispositivos do cotidiano.
• Avaliar o uso de materiais utilizados
na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente
de dilatação.
• Identificar as principais fontes de
calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos.
• Diferenciar materiais que conduzem ou
isolam calor.
• Identificar calor como processo
dinâmico, diferenciando-o de temperatura.
• Identificar que as trocas de calor
ocorrem por diferentes processos.
• Reconhecer a condução, a convecção e a
irradiação.
• Classificar os diferentes materiais de
acordo com suas propriedades térmicas.
• Calcular o calor específico, a
capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar
a quantidade de energia liberada na combustão.
•
Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos
alimentos.
•
Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar
fenômenos atmosféricos de uma região.
•
Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
•
Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os
processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva,
o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar
cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências
ambientais e sociais.
•
Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de
gases poluentes na atmosfera.
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de
energia
Calor,
temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas
cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em
sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos
para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de
trocas de energia envolvendo calor e trabalho
Propriedades
térmicas
• Dilatação, condução e
capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de
trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
|
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo
com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
-
Sites de interesse.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário