E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série
e turma: 3ª
série
|
Bimestre:
4º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Conteúdos:
Matéria e radiação
Átomos
e radiações
• As radiações do espectro
eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a
fluorescente e o laser
Núcleo
atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis,
radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no
núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação
ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
Partículas
elementares
• Evolução dos modelos para a
constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
• A diversidade das partículas
subatômicas, elementares ou não
• A detecção e a identificação
das partículas
• A natureza e a intensidade
das forças nas transformações das partículas
Eletrônica
e informática
• Propriedades e papéis dos
semicondutores nos dispositivos microeletrônicos
• Elementos básicos da
microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos,
CDs, DVDs, leitoras e processadores)
• Impacto social e econômico
contemporâneo da automação e da informatização
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar diferentes
radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas associadas (rádio,
radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser etc.)
• Reconhecer a presença da
radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando
características e efeitos
• Reconhecer a natureza das
interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares
para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na
agricultura e na medicina
• Explicar diferentes processos
de geração de energia nuclear (fusão e fissão), reconhecendo-os em fenômenos
naturais e em sistemas tecnológicos
• Caracterizar o funcionamento
de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis riscos e as vantagens
de sua utilização em diferentes situações
• Pesquisar e argumentar acerca
do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo
• Avaliar e debater efeitos
biológicos e ambientais da radiatividade e das radiações ionizantes, assim
como medidas de proteção
• Reconhecer os principais
modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos
átomos da Grécia Clássica aos quarks
• Identificar a existência e a
diversidade das partículas subatômicas
• Reconhecer e caracterizar
processos de identificação e detecção de partículas subatômicas
• Reconhecer, na história da ciência,
relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa
com aspectos sociais, políticos e econômicos
• Reconhecer a natureza das
interações e a relação massa–energia nos processos nucleares e nas
transformações de partículas subatômicas
• Identificar a presença de
componentes eletrônicos, como semicondutores, e suas propriedades em
equipamentos do mundo contemporâneo
• Identificar elementos básicos
da microeletrônica no processamento e armazenamento de informações
(processadores, microcomputadores, discos magnéticos, CDs etc.)
• Identificar e caracterizar os
novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática
• Avaliar e debater os impactos
de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando
as implicações da relação entre
ciência e ética
|
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades
individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências
leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre
outros, sobre os temas trabalhados).
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e
emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e
tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica,
posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
-
Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 2. 2016.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
3ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
-
Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 2. 2016.
- Sites de interesse.
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário