segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Guia de Aprendizagem 2ª série EM - 4º bimestre

E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE             2016
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 2ª série 
Bimestre: 4º
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Conteúdos:
Som, imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
• Questões de som no cotidiano contemporâneo
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos

Luz – características físicas e fontes
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios

Luz e cor
• A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
• O caráter policromático da luz branca
• As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
• Adequação e conforto na iluminação de ambientes

Ondas eletromagnéticas
• A interpretação do caráter eletromagnético da luz
• Emissão e absorção de luz de diferentes cores
• Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética

Transmissões eletromagnéticas
• Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
• Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
• Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais

Habilidades a serem desenvolvidas:
• Explicar o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora
• Reconhecer e argumentar sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-los
• Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
• Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc.
• Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas
• Reconhecer diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos, etc., visando à sua utilização adequada
• Identificar a luz branca como composição de diferentes cores
• Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção)
• Identificar as cores primárias e suas composições no sistema de percepção de cores do olho humano e de equipamentos
• Utilizar informações para identificar o uso adequado de iluminação em ambientes
• Utilizar o modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza
• Identificar a luz no espectro de ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências
• Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz
• Reconhecer o atual modelo científico utilizado para explicar a natureza da luz
• Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano
• Explicar o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características das ondas eletromagnéticas
• Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, assim como seus impactos sociais, econômicos e culturais
• Acompanhar e debater criticamente notícias e artigos sobre aspectos socioeconômicos, científicos e tecnológicos
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
- Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de acordo com o roteiro de trabalhos.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: Biologia, Física e Química – Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 2. 2016.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física contexto & aplicações. Ensino Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed. – São Paulo. Scipione, 2013.
- PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física: 2ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010. (Coleção Pitágoras).
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 2. 2016.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.
- Sites de interesse.


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