E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2016
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 1ª série
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Bimestre:
4º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Conteúdos:
Universo, Terra e vida
Interação
gravitacional
• O campo gravitacional e sua
relação com massas e distâncias envolvidas
• Movimentos junto à superfície
terrestre – quedas, lançamentos e balística
• Conservação do trabalho
mecânico
• Conservação das quantidades
de movimentos lineares e angulares em interações astronômicas
Sistema
solar
• Da visão geocêntrica de mundo
à visão heliocêntrica, no contexto social e cultural em que essa mudança
ocorreu
• O campo gravitacional e as
leis de conservação no sistema de planetas e satélites e no movimento de
naves espaciais
• A inter-relação Terra–Lua–Sol
Universo,
evolução, hipóteses e modelos
• Teorias e hipóteses
históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo
• Etapas de evolução estelar –
da formação à transformação em gigantes, anãs ou
buracos negros
• Estimativas do lugar da vida
no espaço e no tempo cósmicos
• Avaliação da possibilidade de
existência de vida em outras partes do Universo
• Evolução dos modelos de
Universo – matéria, radiações e interações fundamentais
• O modelo cosmológico atual –
espaço curvo, inflação e big bang
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar e interpretar
situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações
gravitacionais na Terra e no Universo
• Compreender as interações
gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no
Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações
• Elaborar hipóteses e fazer
previsões sobre lançamentos oblíquos na superfície terrestre
• Identificar e relacionar
variáveis relevantes e estratégias para resolver situações-problema
envolvendo movimentos na superfície terrestre
• Reconhecer e utilizar a
conservação da quantidade de movimento linear e angular em interações
astronômicas para fazer previsões e solucionar problemas
• Descrever, representar e
comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar
• Debater e argumentar sobre a transformação
da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a às mudanças
sociais da época
• Identificar campos, forças e
relações de conservação para descrever movimentos no sistema planetário e de
outros astros, naves e satélites
• Reconhecer a natureza cíclica
de movimentos do Sol, Terra e Lua e suas interações, associando-a a fenômenos
naturais e ao calendário, e suas influências na vida humana
• Reconhecer os modelos atuais
propostos para a origem, evolução e constituição do Universo, os debates
entre eles e os limites de seus resultados
• Relacionar ordens de grandeza
de medidas astronômicas de espaço e tempo para fazer estimativas e cálculos
• Utilizar ordens de grandeza
de medidas astronômicas para situar temporal e espacialmente a vida em geral
e a vida humana em particular
• Identificar condições
essenciais para a existência da vida, tal como é hoje conhecida na Terra
• Formular e debater hipóteses
e explicações científicas acerca da possibilidade de vida fora da Terra
• Identificar as principais
características do modelo cosmológico atual
• Identificar as diferentes
formas pelas quais os modelos explicativos do Universo se relacionam com a
cultura ao longo da história da humanidade
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de
fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como
relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e
objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da
Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
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Trabalhos: em grupos com apresentação oral e entrega de parte escrita de
acordo com o roteiro de trabalhos.
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Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Biologia, Física e Química –
Ciências da Natureza. SEE. São Paulo: SE, 2016.
- Brasil. PCN
+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
LUZ, ANTONIO MÁXIMO RIBEIRO DA. Física
contexto & aplicações. Ensino
Médio. Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares – 1. Ed.
– São Paulo. Scipione, 2013.
-
PAZ, MARIA REGINA DE ALMEIDA. Física:
1ª série ensino médio. Maria Regina de Almeida Paz, Ênnio Alberto
Filho, Francisco Pazzini Couto. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2010.
(Coleção Pitágoras).
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Sites de interesse.
Fontes de Referência para o
aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio –
1ª série – volume 2. 2016.
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Sites de interesse.
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