E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª
SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 2ª
série |
Bimestre:
3º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: -------------AGOSTO------------- H1. Reconhecer os limites e possibilidades de
uma máquina térmica que opera em ciclo H2. Explicar e representar os ciclos de
funcionamento de diferentes máquinas térmicas H3. Reconhecer os princípios fundamentais da
termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas
térmicas (CMSP) H4. Analisar e interpretar os diagramas P x V
de diferentes ciclos das máquinas térmicas (CMSP) H5. Estimar ou calcular a potência e o
rendimento de máquinas térmicas reais, como turbinas e motores a combustão
interna (CMSP) H6. Compreender o ciclo de Carnot e a
impossibilidade de existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento H7. Reconhecer o ciclo de energia no Universo
e sua influência nas fontes de energia terrestre (CMSP) H8. Compreender os balanços energéticos de
alguns processos de transformação da energia na Terra H9. Identificar e caracterizar a conservação
e as transformações de energia em diferentes processos de geração e uso
social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas (CMSP) -------------SETEMBRO------------- H10.
Reconhecer
a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos,
fenômenos e sistemas que produzem sons H11.
Associar
diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência e
intensidade, para explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons
por instrumentos musicais e outros sistemas H12.
Caracterizar
ondas mecânicas (por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação e ressonância) a partir de exemplos de
músicas e de sons cotidianos H13.
Explicar
o funcionamento da audição humana para monitorar os limites de conforto,
deficiências auditivas e poluição sonora H14.
Identificar
objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no
cotidiano H15.
Reconhecer
o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação,
como formação de sombras, reflexão, refração etc. H16.
Reconhecer
diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a
visão, como olhos, óculos, lupas, telescópios, microscópios etc., visando à
sua utilização adequada |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Calor, ambiente e usos de energia Propriedades
térmicas Operação de máquinas térmicas em
ciclos fechados Potência e rendimento em máquinas
térmicas reais, como motores Entropia
e degradação da energia Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação O ciclo de
energia no Universo e as fontes terrestres de energia Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia Som,
imagem e comunicação Som –
características físicas e fontes Ruídos e
sons harmônicos – timbres e fontes de produção Amplitude,
frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas Questões
de som no cotidiano contemporâneo Audição
humana, poluição, limites e conforto acústicos Luz –
características físicas e fontes Formação
de imagens, propagação, reflexão e refração da luz Sistemas
de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em revistas
e internet. -
Resolução de problemas. -
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: -
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. -
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos,
paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). -
Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros
paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO -
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 20 e 21/09/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 13 e 14/09/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). PROJETOS DA FeVEM. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre –
páginas 9 a 38. SEE, 2021. -
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). -
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. -
SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 46 a 54. SEE, 2021.
- Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário