E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
3º |
|||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: ----------------AGOSTO------------------ H1. Explicar o funcionamento de motores e
geradores elétricos e seus componentes e os correspondentes fenômenos e
interações eletromagnéticos (CMSP) H2. Reconhecer as transformações de energia
envolvidas em motores e geradores elétricos H3. Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica (CMSP) H4. Representar por meio de esquemas a
transmissão de eletricidade das usinas até os pontos de consumo H5. Relacionar a produção de energia com os
impactos ambientais e sociais desses processos (CMSP) H6. Relacionar a evolução da produção de
energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida H7. Explicar características macroscópicas
observáveis e propriedades dos materiais, com base em modelos atômicos -------------SETEMBRO------------- H8. Explicar a absorção e a emissão de
radiação pela matéria, recorrendo ao modelo de quantização da energia H9. Reconhecer a evolução dos conceitos que
levaram à idealização do modelo quântico para o átomo H10.
Identificar
diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização
no espectro eletromagnético e sua utilização por meio das tecnologias a elas
associadas (rádio, radar, forno de micro-ondas, raios X, tomografia, laser
etc.) H11.
Reconhecer
a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos,
discriminando características e efeitos H12.
Reconhecer
a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas
transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia
elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina H13.
Caracterizar
o funcionamento de uma usina nuclear, argumentando sobre seus possíveis
riscos e as vantagens de sua utilização em diferentes situações H14.
Pesquisar
e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equipamentos elétricos Motores
e geradores Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia [Aula 6: Motores e Geradores elétricos] – Aprender
Sempre (SD1) Produção
e consumo elétricos [Aulas
1 e 2: A Energia na Natureza] – Aprender Sempre (SD2) Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais [Aulas 3 e 4: A
Matriz Energética Brasileira e a Mundial] – Aprender Sempre (SD2) [Aulas 5 e 6:
Eficiência Energética] – Aprender Sempre (SD2) Evolução da produção e do uso da
energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social [Aulas 1, 2 e 3:
Matriz Elétrica Brasileira] – Aprender Sempre (SD3) [Aulas 4, 5 e 6:
Os Impactos Socioambientais na Produção de Energia Elétrica] – Aprender
Sempre (SD3) Matéria e
radiação Matéria,
propriedades e constituição Modelos
de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr Átomos e
radiações A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a
iluminação incandescente, a fluorescente e o laser Núcleo atômico
e radiatividade Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico Radiatividade,
radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção |
||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
||||||
Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em revistas
e internet. -
Resolução de problemas. -
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: -
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. -
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos,
paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). -
Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO -
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP. - Atividades orientadas no Google Classroom. |
||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 22/09/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 15/09/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CONSTRUINDO UM ESPECTROSCÓPIO. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). USINAS ELÉTRICAS (Se houver possibilidade) - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
|||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 2º Bimestre –
páginas 103 a 132. SEE, 2021. -
APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2021. -
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). -
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. -
SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 36 a 45. SEE,
2021. -
APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 1. Currículo Paulista. SEE, 2021.
- Sites de interesse. |
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário