GUIA DE
APRENDIZAGEM 1ª SÉRIE 2019
Professor(a): Rafael Herrera
|
Disciplina: Física
|
Série: 1ª série
|
Bimestre: 2º
|
|||
Justificativa: Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses
formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
||||||
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um
cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos
necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a
serem desenvolvidas:
-------------ABRIL-------------
H1.
Identificar diferentes formas de representar movimentos,
como trajetórias, gráficos, funções etc.
H2.
Comparar modelos explicativos das variações no movimento
pelas leis de Newton
-------------MAIO-------------
H3.
Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a
forças e ao tempo de duração das interações
H4.
Identificar as interações nas formas de controle das alterações
do movimento
H5.
Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a
partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como
quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
H6.
Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades
de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos
movimentos em sistemas físicos
H7.
Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos
no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos
e máquinas e em atividades físicas e esportivas
H8.
Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram
movimentos
H9.
Identificar energia potencial elástica e energia cinética
como componentes da energia mecânica
H10.
Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da
força de atrito
H11.
Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação
de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
H12.
Identificar a energia potencial gravitacional e sua
transformação em energia cinética
-------------JUNHO-------------
H13.
Identificar o trabalho da força gravitacional na
transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por
exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
H14.
Estabelecer critérios para manter distância segura numa
estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas velocidades
H15.
Determinar parâmetros do movimento, utilizando a
conservação da energia mecânica
H16.
Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade
de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de
meios de transporte ou de máquinas mecânicas
H17.
Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não
equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
H18.
Identificar as condições necessárias para a manutenção do
equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão
e empuxo
H19.
Reconhecer, representar e classificar processos de
ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos
|
Conteúdos:
Movimentos –
Grandezas, variações e conservações
• Sistematização
dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e
procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Leis de Newton
• As leis de
Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação
Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Modificação
nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de
movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de
freios e dispositivos de segurança
• Conservação da
quantidade de movimento em situações cotidianas
Trabalho e energia mecânica
• Trabalho de uma força
como medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em
situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em situações de alta velocidade
Equilíbrio estático e dinâmico
• Condições para o
equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão,
empuxo e viscosidade
• Amplificação de forças
em ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em
ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
• Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
|
||||
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e
Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
||||||
Estratégias
didáticas
|
||||||
Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de
textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a
solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o
desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de
relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com
temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias,
de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
||||
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
-
Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de
desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 05/06/2019.
- Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 22/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. AULAS DE PC. AMPLIANDO A IDEIA
DE VELOCIDADE: 26/04/19.
- Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). DEBATE AÇÕES DO DIA A DIA – 07/06/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
|
|||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Física – 1º ano:
Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de
Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida,
desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza
Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO
DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
Fontes de
Referência para o estudante
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário