sexta-feira, 10 de maio de 2019

Guia de Aprendizagem Física - 1ª série - 2º bimestre 2019


E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE                2019
Professor(a): Rafael Herrera
Disciplina: Física
Série: 1ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
-------------ABRIL-------------
H1. Identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções etc.
H2. Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
-------------MAIO-------------
H3. Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações
H4. Identificar as interações nas formas de controle das alterações do movimento
H5. Reconhecer a conservação da quantidade de movimento, a partir da observação, análise e experimentação de situações concretas, como quedas, colisões, jogos ou movimentos de automóveis
H6.               Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos
H7.               Identificar a presença de fontes de energia nos movimentos no dia a dia, tanto nas translações como nas rotações, nos diversos equipamentos e máquinas e em atividades físicas e esportivas
H8.               Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos
H9.               Identificar energia potencial elástica e energia cinética como componentes da energia mecânica
H10.           Identificar a variação da energia mecânica pelo trabalho da força de atrito
H11.           Reconhecer o trabalho de uma força como medida da variação de um movimento, inclusive em situações que envolvem forças de atrito
H12.           Identificar a energia potencial gravitacional e sua transformação em energia cinética
-------------JUNHO-------------
H13.           Identificar o trabalho da força gravitacional na transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética; por exemplo, em projéteis ou quedas-d'água
H14.           Estabelecer critérios para manter distância segura numa estrada em função da velocidade, avaliando os riscos de altas velocidades
H15.           Determinar parâmetros do movimento, utilizando a conservação da energia mecânica
H16.           Reconhecer a evolução histórica e implicações na sociedade de processos de utilização de trabalho mecânico, como no desenvolvimento de meios de transporte ou de máquinas mecânicas
H17.           Distinguir situações de equilíbrio daquelas de não equilíbrio, diante de situações naturais ou em artefatos tecnológicos
H18.           Identificar as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo
H19.           Reconhecer, representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos
Conteúdos:
Movimentos – Grandezas, variações e conservações
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.

Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação






Quantidade de movimento linear, variação e conservação
• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas



Trabalho e energia mecânica
• Trabalho de uma força como medida da variação do movimento, como numa frenagem
• Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um bate-estaca, e condições de conservação
• Estimativa de riscos em situações de alta velocidade









Equilíbrio estático e dinâmico
• Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
• Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
• O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas, de alicates a prensas hidráulicas
• Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 05/06/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 22/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. AULAS DE PC. AMPLIANDO A IDEIA DE VELOCIDADE: 26/04/19.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DEBATE AÇÕES DO DIA A DIA – 07/06/2019.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física 1º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                        - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                                                       - Sites de interesse.


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