GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2019
Professor(a): Rafael Herrera
|
Disciplina: Física
|
Série: 2ª série
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um
cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos
necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a
serem desenvolvidas:
----------------ABRIL----------------
H1.
Caracterizar efeito estufa e camada de ozônio, sabendo
diferenciá-los
H2.
Identificar e caracterizar as diferentes fontes de energia
e os processos de transformação para produção social de energia
----------------MAIO----------------
H3.
Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do
aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais
H4.
Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a
unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da
energia
H5.
Avaliar a conservação de energia em sistemas físicos, como
nas trocas de calor com mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas e
a vapor
H6.
Avaliar a capacidade de realização de trabalho a partir da
expansão de um gás
H7.
Reconhecer a evolução histórica do uso de máquinas térmicas
H8.
Reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina
térmica que opera em ciclo
H9.
Explicar e representar os ciclos de funcionamento de
diferentes máquinas térmicas
---------------JUNHO---------------
H10.
Reconhecer os princípios fundamentais da termodinâmica que
norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas
H11.
Analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes
ciclos das máquinas térmicas
H12.
Estimar ou calcular a potência e o rendimento de máquinas
térmicas reais, como turbinas e motores a combustão interna
H13.
Comparar e analisar a potência e o rendimento de diferentes
máquinas térmicas a partir de dados reais
H14.
Compreender o ciclo de Carnot e a impossibilidade de
existência de uma máquina térmica com 100% de rendimento
H15.
Identificar as diferentes fontes de energia na Terra, suas
transformações e sua degradação
H16.
Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência
nas fontes de energia terrestre
H17.
Compreender os balanços energéticos de alguns processos de
transformação da energia na Terra
H18.
Identificar e caracterizar a conservação e as
transformações de energia em diferentes processos de geração e uso social, e
comparar diferentes recursos e opções energéticas
|
Conteúdos:
Calor, ambiente
e usos de energia
Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito
estufa
• Avaliação de hipóteses
sobre causas e consequências do aquecimento global
Calor como energia
• Histórico da
unificação calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de
conservação da energia
• A conservação
de energia em processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas
mecânicas e térmicas
Propriedades térmicas
• Operação de
máquinas térmicas em ciclos fechados
• Potência e
rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social
e econômico com o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia e degradação da energia
• Fontes de
energia da Terra – transformações e degradação
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de
energia
• Balanço
energético nas transformações de uso e na geração de energia
• Necessidades energéticas e o problema da degradação
|
|||||
Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e
Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias
didáticas
|
|||||||
Atividades Auto
didáticas:
- Leituras de
textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares,
concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a
solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o
desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de
relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades
Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a
resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros,
assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas
científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com
temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias,
de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de
desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta –
dissertativa ou teste. DATA: 2A: 05/06/2019; 2BC: 06/06/2019.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos –
dissertativa ou teste. DATA: 2A: 22/05/2019; 2BC: 23/05/2019.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou
atividades dirigidas. CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita).
DEBATE:
2A: 15/05/2019; 2BC: 16/05/2019
-
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- FUKUI, ANA. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de
Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida,
desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza
Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).
- GRUPO REELABORAÇÃO
DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. –
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- Sites de
interesse.
Fontes de
Referência para o estudante
- Sites de
interesse.
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário