sábado, 28 de julho de 2018

Guia de Aprendizagem Física 3ª série EM - 3º bimestre 2018


E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE              2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série e turma: 3ª série
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.



Habilidades a serem desenvolvidas:
Localizar informações explícitas em diferentes gêneros.
Ler e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos.
------------- AGOSTO --------------
• Analisar a relação entre corrente elétrica e campo magnético em termos de intensidade, direção e sentido.
• Relacionar a variação do fluxo do campo magnético em uma bobina com a geração de corrente elétrica no fio condutor.
• Compreender a relação entre o número de espiras da bobina e a intensidade da corrente elétrica.

• Identificar os elementos constituintes de um motor elétrico didático.
• Analisar as finalidades práticas do eletromagnetismo em nosso cotidiano.
• Identificar os elementos constituintes de um gerador simples.
• Analisar situações que envolvem funcionamento de um gerador simples.
• Compreender o princípio de funcionamento de usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, solares e nucleares.
• Identificar os impactos ambientais causados para cada tipo de usina.
• Reconhecer as relações de custo/benefício da geração de energia por fontes renováveis e não renováveis.
• Compreender o funcionamento geral das linhas de transmissão de energia elétrica.
• Estimar perdas de energia ao longo do sistema de transmissão.
• Reconhecer a necessidade da transmissão de energia elétrica em alta-tensão.
• Analisar gráficos sobre produção e consumo de energia elétrica de diferentes fontes, no Brasil e no mundo.
• Identificar a evolução da produção energética e do seu consumo, relacionando-as com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

• Identificar diferentes tipos de materiais constituintes dos variados objetos do cotidiano.
• Reconhecer os átomos como elementos básicos constituintes de todos esses materiais.
• Compreender historicamente o processo de construção dos modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
• Analisar o experimento de Rutherford e sua implicação para elaboração do modelo atômico.
• Analisar as transições, entre níveis de energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio.
• Utilizar o modelo de quantização da energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria.
• Comparar os modelos atômicos de Rutherford e de Bohr.
• Compreender o conceito do efeito fotoelétrico.
• Relacionar as cores da luz emitida por diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos químicos.

--------------- SETEMBRO ----------------
• Utilizar modelos quânticos para interpretar espectros de emissão de substâncias.
• Diferenciar os espectros de emissão e absorção.
• Diferenciar os espectros contínuo e discreto.
• Relacionar as linhas espectrais emitidas por uma estrela à sua composição química.
• Identificar os elementos químicos de uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.
• Compreender o funcionamento de um laser.
• Comparar a luz emitida por um laser e uma lanterna.
• Compreender e comparar emissão de luz espontânea e estimulada.
• Reconhecer a importância da aplicação do laser em diferentes campos como a medicina, indústria, ciência.
• Compreender a formação do núcleo atômico (prótons e nêutrons).
• Relacionar as forças forte e fraca a coesão, estabilidade ou instabilidade dos núcleos atômicos.
• Analisar a estabilidade nuclear a partir de dados da tabela periódica.
• Identificar a presença da radioatividade no mundo natural e nos sistemas tecnológicos.
• Analisar as transformações nucleares que dão origem à radioatividade.
• Reconhecer a série de decaimentos radioativos de alguns elementos químicos.
• Analisar a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.
• Identificar os efeitos biológicos da radiação que podem ser prejudiciais à saúde.

Conteúdos:

Equipamentos elétricos

Campos e forças eletromagnéticas
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados

Motores e geradores
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia

Produção e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

Átomos e radiações
• A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a fluorescente e o laser

Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção


Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
- Projetos da FeVEM.

Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 10/09/2018.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 20/08/2018.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: 27/08/2018.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 3º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª série – volume 1. 2017.
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                                        - Sites de interesse.




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