E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 3ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Localizar
informações explícitas em diferentes gêneros.
• Ler
e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos.
------------- AGOSTO --------------
• Analisar a relação entre corrente
elétrica e campo magnético em termos de intensidade, direção e sentido.
• Relacionar a variação do fluxo do campo
magnético em uma bobina com a geração de corrente elétrica no fio condutor.
• Compreender a relação entre o número de
espiras da bobina e a intensidade da corrente elétrica.
• Identificar os elementos constituintes
de um motor elétrico didático.
• Analisar as finalidades práticas do
eletromagnetismo em nosso cotidiano.
• Identificar os elementos constituintes
de um gerador simples.
• Analisar situações que envolvem
funcionamento de um gerador simples.
• Compreender o princípio de
funcionamento de usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, solares e
nucleares.
• Identificar os impactos ambientais
causados para cada tipo de usina.
• Reconhecer as relações de
custo/benefício da geração de energia por fontes renováveis e não renováveis.
• Compreender o funcionamento geral das
linhas de transmissão de energia elétrica.
• Estimar perdas de energia ao longo do
sistema de transmissão.
• Reconhecer a necessidade da transmissão
de energia elétrica em alta-tensão.
• Analisar gráficos sobre produção e
consumo de energia elétrica de diferentes fontes, no Brasil e no mundo.
• Identificar a evolução da produção
energética e do seu consumo, relacionando-as com o Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH).
• Identificar diferentes tipos de
materiais constituintes dos variados objetos do cotidiano.
• Reconhecer os átomos como elementos
básicos constituintes de todos esses materiais.
• Compreender historicamente o processo
de construção dos modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
• Analisar o experimento de Rutherford e
sua implicação para elaboração do modelo atômico.
• Analisar as transições, entre níveis de
energia, possíveis a um elétron no átomo de hidrogênio.
• Utilizar o modelo de quantização da
energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria.
• Comparar os modelos atômicos de
Rutherford e de Bohr.
• Compreender o conceito do efeito
fotoelétrico.
• Relacionar as cores da luz emitida por
diferentes substâncias aquecidas como uma propriedade dos elementos químicos.
--------------- SETEMBRO
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• Utilizar modelos quânticos para
interpretar espectros de emissão de substâncias.
• Diferenciar os espectros de emissão e
absorção.
• Diferenciar os espectros contínuo e
discreto.
• Relacionar as linhas espectrais
emitidas por uma estrela à sua composição química.
• Identificar os elementos químicos de
uma estrela por meio de comparações entre linhas espectrais.
• Compreender o funcionamento de um laser.
• Comparar a luz emitida por um laser e
uma lanterna.
• Compreender e comparar emissão de luz
espontânea e estimulada.
• Reconhecer a importância da aplicação
do laser em diferentes campos como a medicina, indústria, ciência.
• Compreender a formação do núcleo
atômico (prótons e nêutrons).
• Relacionar as forças forte e fraca a
coesão, estabilidade ou instabilidade dos núcleos atômicos.
• Analisar a estabilidade nuclear a
partir de dados da tabela periódica.
• Identificar a presença da
radioatividade no mundo natural e nos sistemas tecnológicos.
• Analisar as transformações nucleares
que dão origem à radioatividade.
• Reconhecer a série de decaimentos
radioativos de alguns elementos químicos.
• Analisar a dimensão da energia
envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.
• Identificar os efeitos biológicos da
radiação que podem ser prejudiciais à saúde.
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Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Campos
e forças eletromagnéticas
• Interação elétrica e magnética,
o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do
eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados
Motores
e geradores
• Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia
Produção
e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
•
Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o
desenvolvimento econômico e social
Matéria e
radiação
Matéria,
propriedades e constituição
• Modelos
de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A
matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os
modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos e
radiações
• A
quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela
matéria
• A
dualidade onda–partícula
• As
radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação
incandescente, a fluorescente e o laser
Núcleo atômico
e radiatividade
• Núcleos
estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida
• A
intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e
bélico
•
Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção
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Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.
- Projetos da
FeVEM.
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Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência
e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e
crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
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Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
10/09/2018.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
20/08/2018.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO
DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
-
Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). USINAS
DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: 27/08/2018.
- Avaliação Contínua:
todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização,
criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 3º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1. 2017.
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Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>.
- Sites de interesse.
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