E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 2ª
série
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Bimestre:
3º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
-------------------- AGOSTO
-------------------
• Reconhecer os usos da
norma-padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de
uso social da língua
• Estabelecer relações entre
textos verbais e não verbais
• Resolver situações problema, ler
e interpretar figuras, tabelas, gráficos, infográficos e dados matemáticos
• Compreender o uso das letras
para representar valores desconhecidos, em uso de fórmulas
•
Compreender a relação entre trabalho mecânico e calor.
•
Compreender e aplicar o princípio da conservação de energia.
• Avaliar
a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás.
•
Contextualizar historicamente o surgimento, a evolução e o uso das máquinas
térmicas, associando-as em diferentes épocas, aspectos sociais, econômicos e
tecnológicos.
•
Identificar os ciclos de funcionamento de uma máquina térmica.
•
Reconhecer o princípio de conservação de energia aplicado 1ª Lei da
Termodinâmica.
•
Analisar e interpretar os diagramas PxV de diferentes ciclos das máquinas
térmicas.
•
Reconhecer o princípio da irreversibilidade do fluxo calor em um sistema
térmico, por meio da 2ª Lei da Termodinâmica.
• Avaliar
a potência e o rendimento dos diferentes tipos de motores: combustão,
elétrico, a vapor.
•
Compreender e representar o Ciclo de Carnot, entendendo-o como um ciclo real.
•
Compreender o processo de degradação da energia por meio da entropia no
sistema terrestre.
•
Calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação de energia
na Terra.
• Avaliar
a utilização de recursos energéticos no nosso planeta.
•
Comparar informações sobre a matriz energética brasileira com as matrizes
mundiais.
•
Compreender o ciclo de energia no planeta Terra.
•
Comparar que existem diferentes fontes de geração de energia.
• Avaliar
o uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.
----------------------- SETEMBRO -------------------
• Identificar os diferentes sons do
cotidiano.
• Compreender que a percepção musical
pode ser diferente para as pessoas, envolvendo aspectos físicos, fisiológicos
e culturais.
• Reconhecer o princípio de funcionamento
de alguns instrumentos musicais.
• Compreender relações entre comprimento
de onda, velocidade de propagação e frequência.
• Associar som à propagação de ondas
mecânicas.
• Analisar figuras e gráficos que
caracterizam as propriedades do som.
• Associar diferentes características
audíveis dos sons às grandezas físicas, como frequência e intensidade.
• Calcular comprimento de onda,
frequência, velocidade de propagação, amplitude e período.
• Avaliar por meio de gráficos as
diferenças entre sons harmônicos e ruídos.
• Reconhecer que diferentes tipos de
instrumentos produzem sons por diferentes métodos como fluxo de ar, cordas,
percussão.
• Identificar as partes de um instrumento
musical.
• Relacionar mudanças em parâmetros
físicos, como aumento da tensão nas cordas, do fluxo de ar ou tamanho, a
variaç.es sonoras nos instrumentos.
• Compreender o funcionamento da audição
humana.
• Avaliar situações em que a intensidade
e a poluição sonora podem causar danos à saúde.
• Identificar objetos, sistemas e
fenômenos que envolvam a produção de luz.
• Identificar instrumentos associados à
visão humana.
• Associar a formação e a qualidade das
imagens às propriedades físicas da luz.
• Representar por esquemas a propagação
retilínea da luz no interior de uma câmara escura.
• Utilizar adequadamente a relação
matemática entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara
escura.
• Reconhecer situações no cotidiano que
envolvam espelhos planos, côncavos e convexos.
• Identificar características de cada
tipo espelho.
• Analisar situações-problema que
envolvem espelhos planos e espelhos esféricos.
• Identificar e utilizar adequadamente a
expressão matemática da relação entre distâncias de objeto, imagem e o foco,
nos espelhos planos e esféricos.
• Representar por esquemas de raios de
luz os fenômenos da reflexão em espelhos planos e esféricos.
• Representar por esquemas de raios de
luz os fenômenos da refração em lentes convergentes e divergentes.
• Associar a correção de problemas de
visão, como miopia e hipermetropia, com a utilização de diferentes tipos de
lentes.
•
Reconhecer o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta,
microscópio, telescópio e retroprojetor.
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Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Calor
como energia
• Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da energia
• A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
• Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
• Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
•
O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
•
Necessidades energéticas e o problema da degradação
Som,
imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
• Ruídos
e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
• Amplitude,
frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas
•
Questões de som no cotidiano contemporâneo
• Audição
humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz – características físicas e fontes
•
Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
•
Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e
microscópios
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM,
SARESP.
-
Projetos da FeVEM.
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Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
2AB: 12/09/2018; 2CD: 11/09/2018.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
2AB: 22/08/2018; 2CD: 21/08/2018.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
-
Trabalhos: em grupos (parte escrita). ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA: 2AB: 05/09/2018;
2CD: 04/09/2018.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
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Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
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