E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 3ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série:
3ª série A
|
Bimestre:
2º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
------------MAIO-------------
• Reconhecer que algumas interações
físicas ocorrem por meio de campo gravitacional, elétrico e magnético.
• Relacionar a força elétrica entre duas
cargas à distância entre elas (Lei de Coulomb).
• Estimar as grandezas elétricas em
fenômenos naturais, como os raios.
• Compreender o fenômeno da blindagem
eletrostática.
• Identificar a blindagem eletrostática
em situações do cotidiano.
• Identificar as linhas de campo de um ímã.
•
Relacionar a intensidade de um campo magnético com sua distância da fonte.
•
Reconhecer os polos magnéticos de um ímã por meio da representação gráfica
das linhas de campo.
•
Reconhecer que cargas elétricas em movimento geram campo magnético.
•
Analisar a relação entre corrente elétrica e campo magnético em termos de
intensidade, direção e
sentido.
•
Relacionar a variação do fluxo do campo magnético em uma bobina com a geração
de corrente elétrica no fio condutor.
•
Compreender a relação entre o número de espiras da bobina e a intensidade da
corrente elétrica.
------------JUNHO-------------
•
Identificar os elementos constituintes de um motor elétrico didático.
•
Analisar as finalidades práticas do eletromagnetismo em nosso cotidiano.
•
Identificar os elementos constituintes de um gerador simples.
•
Analisar situações que envolvem funcionamento de um gerador simples.
•
Compreender o princípio de funcionamento de usinas hidrelétricas,
termoelétricas, eólicas, solares e nucleares.
•
Identificar os impactos ambientais causados para cada tipo de usina.
•
Reconhecer as relações de custo/benefício da geração de energia por fontes
renováveis e não renováveis.
•
Compreender o funcionamento geral das linhas de transmissão de energia
elétrica.
• Estimar
perdas de energia ao longo do sistema de transmissão.
•
Reconhecer a necessidade da transmissão de energia elétrica em alta-tensão.
•
Analisar gráficos sobre produção e consumo de energia elétrica de diferentes
fontes, no Brasil e no mundo.
•
Identificar a evolução da produção energética e do seu consumo,
relacionando-as com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
|
Conteúdos:
Equipamentos elétricos
Campos
e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos
• Valores de correntes, tensões,
cargas e campos em situações de nosso cotidiano
• Interação elétrica e magnética,
o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday
• A evolução das leis do
eletromagnetismo como unificação de fenômenos antes separados
Motores
e geradores
• Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia
Produção
e consumo elétricos
• Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais
• Transmissão de eletricidade em
grandes distâncias
•
Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o
desenvolvimento econômico e social
|
|||||
Temas
transversais: Ética,
Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades
Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
- Exercícios do
caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
11/06/2018.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
21/05/2018.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO
DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
-
Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). ENERGIA
ELÉTRICA E A CONTA DE LUZ MENSAL: 07/05/2018. ENERGIA ELÉTRICA E USO SOCIAL:
18/06/2018.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 3ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 3º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
Fontes de Referência para o aluno
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 3ª
série – volume 1. 2017.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário