E. E. ENSINO MÉDIO
INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
|
Disciplina:
Física
|
Série:
2ª série
|
Bimestre:
2º
|
||||
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
|
|||||||
Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
----------------MAIO----------------
• Calcular o calor específico, a
capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar
a quantidade de energia liberada na combustão.
•
Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos
alimentos.
•
Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar
fenômenos atmosféricos de uma região.
•
Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
•
Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os
processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva,
o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar
cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências
ambientais e sociais.
•
Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de
gases poluentes na atmosfera.
•
Compreender a relação entre trabalho mecânico e calor.
•
Compreender e aplicar o princípio da conservação de energia.
• Avaliar
a capacidade de realização de trabalho a partir da expansão de um gás.
•
Contextualizar historicamente o surgimento, a evolução e o uso das máquinas
térmicas, associando-as em diferentes épocas, aspectos sociais, econômicos e
tecnológicos.
---------------JUNHO---------------
•
Identificar os ciclos de funcionamento de uma máquina térmica.
•
Reconhecer o princípio de conservação de energia aplicado 1ª Lei da
Termodinâmica.
•
Analisar e interpretar os diagramas PxV de diferentes ciclos das máquinas
térmicas.
•
Reconhecer o princípio da irreversibilidade do fluxo calor em um sistema
térmico, por meio da 2ª Lei da Termodinâmica.
• Avaliar
a potência e o rendimento dos diferentes tipos de motores: combustão,
elétrico, a vapor.
•
Compreender e representar o Ciclo de Carnot, entendendo-o como um ciclo real.
•
Compreender o processo de degradação da energia por meio da entropia no
sistema terrestre.
•
Calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação de energia
na Terra.
• Avaliar
a utilização de recursos energéticos no nosso planeta.
•
Comparar informações sobre a matriz energética brasileira com as matrizes
mundiais.
•
Compreender o ciclo de energia no planeta Terra.
•
Comparar que existem diferentes fontes de geração de energia.
• Avaliar
o uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.
|
Conteúdos:
Calor, ambiente e usos de energia
Propriedades
térmicas
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
Calor
como energia
• Histórico da unificação
calor–trabalho mecânico e da formulação do princípio de conservação da
energia
• A conservação de energia em
processos físicos, como mudanças de estado, e em máquinas mecânicas e
térmicas
Propriedades
térmicas
• Operação de máquinas térmicas
em ciclos fechados
• Potência e rendimento em
máquinas térmicas reais, como motores
• Impacto social e econômico com
o surgimento das máquinas térmicas – Revolução Industrial
Entropia
e degradação da energia
• Fontes de energia da Terra –
transformações e degradação
•
O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
• Balanço energético nas
transformações de uso e na geração de energia
•
Necessidades energéticas e o problema da degradação
|
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
|
|||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||
Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
|
Atividades Didático-Cooperativas:
-
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
-
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
-
Estudantes agrupados por níveis produtivos.
|
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
|
|||||
Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
|
Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 13/06/2018; 2CD: 12/06/2018.
-
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 23/05/2018; 2CD: 22/05/2018.
-
Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
CADERNO DO ALUNO, CADERNO E GRUPO FACEBOOK.
-
Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DEBATE:
01/06; ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA: 2AB: 20/06; 2CD: 19/06.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
|
||||||
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
- Sites de interesse.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário