segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Guia de Aprendizagem Física 3EM - 4º bimestre 2022

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               3ª SÉRIE             2022

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 3ª série

Bimestre:

Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

4. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

5. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

6. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------- OUTUBRO E NOVEMBRO ----------

H1. Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

 

 

 

 

 

 

 

 

H2. Reconhecer a natureza das interações e a relação massa–energia nos processos nucleares e nas transformações de partículas subatômicas

 

 

 

H3. Identificar e caracterizar os novos materiais e processos utilizados no desenvolvimento da informática

 

 

-------- DEZEMBRO ----------

 

H4. Avaliar e debater os impactos de novas tecnologias na vida contemporânea, analisando as implicações da relação entre ciência e ética

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Matéria e radiação

 

Partículas elementares

Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

[Aula 1: Transformações de energia] – Aprender Sempre (SD3)

[Aula 2: Onde a energia nuclear é necessária?] – Aprender Sempre (SD3)

[Aula 3: Impactos ambientais envolvidos no uso da energia nuclear] – Aprender Sempre (SD3)

[Aulas 4 e 5: Como funciona um reator nuclear?] – Aprender Sempre (SD3)

 

A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas

 

 

Propriedades e papéis dos semicondutores nos dispositivos microeletrônicos

 

Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e processamento de dados (discos magnéticos, CDs, DVDs, leitoras e processadores)

 

 

Impacto social e econômico contemporâneo da automação e da informatização

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

Estratégias didáticas

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, AAP, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas ao vivo pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

 

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 08/11/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 29/11/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). FeVEM: 25/11/2022. LINHA DO TEMPO.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.

- SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 2º Semestre. SEE, 2021.

- APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 2. Currículo Paulista. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física – 3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista).

- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                     - Sites de interesse.

 

Fontes de Referência para o estudante

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.

- SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 2º Semestre. SEE, 2021.  - APRENDER SEMPRE. Física. 3ª série – volume 2. Currículo Paulista. SEE, 2021.   - Sites de interesse.

 

Guia de Aprendizagem Física 2EM - 4º bimestre 2022

 E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM                2ª SÉRIE         2022

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre: 4º

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------OUTUBRO-------------

 

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

 

 

 

 

 

 

(EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.

 

 

 

 

(EM13CNT308) Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

 

 

 

-------------NOVEMBRO-------------

 

 

 

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

 

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

 

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Eletricidade (produção e consumo de energia elétrica; fontes de energias alternativas; matriz energética)

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Geradores e receptores elétricos (relação entre seus componentes e a transformação de energia; corrente contínua e alternada; transformadores)

Produção e consumo de energia elétrica (usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; relação custo-benefício)

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Eletrostática (eletrização por atrito, contato e indução)

Propriedade elétrica dos materiais (condutores e isolantes)

Magnetismo (campo magnético; bússola; eletroímã)

Eletromagnetismo (forças eletromagnéticas)

Eletrodinâmica (corrente elétrica; resistores; Leis de Ohm; equipamentos de medição elétrica; capacitores; energia e potência elétrica)

Circuitos elétricos

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Eletrônica e informática (semicondutores; transistor; circuitos integrados; diodos)

Equipamentos elétricos e eletrônicos (tensão elétrica; potencial elétrico; unidades de medida; intensidade de corrente elétrica; capacitores)

Efeito Fotoelétrico (transformação de radiação eletromagnética em corrente de fotoelétrons)

 

 

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

 

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica. (Feira de Ciências, Olimpíadas, canais digitais, jornal, rádio, painéis informativos, seminários e debates).

 

 

 

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos)

 

 

Energia Nuclear

Decaimento Radioativo

 

 

 

 

 

Usinas Hidrelétricas (rendimento e custo)

Mecânica (hidrostática; hidrodinâmica)

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 21/11/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 05/12/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). RELATÓRIOS.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série. Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.

 

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Guia de Aprendizagem Física 2EM - 3º bimestre 2022

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                              GUIA DE APRENDIZAGEM        2ª SÉRIE                   2022

Professor(a): Rafael Herrera Fernandes

Disciplina: Física

Série e turma: 2ª série

Bimestre: 3º

Justificativa: Propiciar significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre ele, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.

Objetivos: Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

 

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

 

 

 

2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

 

 

3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 

-------------AGOSTO-------------

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

 

(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

 

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

 

-----------------SETEMBRO---------------

 

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

 

(EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

(EM13CNT308) Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

 

UNIDADE TEMÁTICA E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Máquinas térmicas (trabalho; energia interna; potência e rendimento; transformações cíclicas; impacto social e econômico).

 

 

 

 

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Propriedade elétrica dos materiais (condutores e isolantes)

Radioatividade (fissão e fusão nuclear; decaimento radioativo; radiação ionizante)

 

 

Unidade Temática: Vida, Terra e Cosmos

Sensoriamento remoto da superfície da Terra

Radiação eletromagnética

Óptica (Refração e reflexão da luz)

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Investigação Científica (definição da situação problema, objeto de pesquisa, justificativa, elaboração da hipótese, revisão da literatura, experimentação e simulação, coleta e análise de dados, precisão das medidas, elaboração de gráficos e tabelas, discussão argumentativa, construção e apresentação de conclusões).

 

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos).

 

 

Eletricidade (produção e consumo de energia elétrica; fontes de energias alternativas; matriz energética)

Termodinâmica (motores de combustão interna; calor, trabalho e rendimento; Leis da Termodinâmica)

 

 

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Geradores e receptores elétricos (relação entre seus componentes e a transformação de energia; corrente contínua e alternada; transformadores)

Produção e consumo de energia elétrica (usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; relação custo-benefício)

Potência elétrica

 

 

Unidade Temática: Matéria e Energia

Eletrostática (eletrização por atrito, contato e indução)

Propriedade elétrica dos materiais (condutores e isolantes)

Força elétrica (Lei de Coulomb)

Magnetismo (campo magnético; bússola; eletroímã)

Eletromagnetismo (forças eletromagnéticas)

Campo elétrico e campo magnético (Lei de Oersted; Lei de Faraday-Neumann; Lei de Lenz)

Eletrodinâmica (corrente elétrica; resistores; Leis de Ohm; equipamentos de medição elétrica; capacitores; energia e potência elétrica)

Geradores e receptores elétricos

Circuitos elétricos

 

Unidade Temática: Tecnologia e Linguagem Científica

Circuitos elétricos

Eletromagnetismo

Eletrônica e informática (semicondutores; transistor; circuitos integrados; diodos)

Equipamentos elétricos e eletrônicos (tensão elétrica; potencial elétrico; unidades de medida; intensidade de corrente elétrica; capacitores)

Efeito Fotoelétrico (transformação de radiação eletromagnética em corrente de fotoelétrons)

 

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Atividades Autodidáticas:

- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.

- Resolução de problemas.

- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.

Atividades Didático-Cooperativas:

- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.

- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

- Estudantes agrupados por níveis produtivos.

Atividades Complementares:

CONSOLIDAÇÃO

- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.

REFORÇO

- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.

AMPLIAÇÃO

- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.

Atividades EAD

- Aulas e Tarefas pelo app CMSP.

- Atividades orientadas no Google Classroom.

Valores trabalhados na disciplina:

- Humildade

- Respeito

- Coletividade

- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:

Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:

- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 29/08/2022.

- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 19/09/2022.

- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. RELATÓRIOS.

- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL.

- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.

Referências:

- CURRÍCULO PAULISTA. Etapa Ensino Médio. SEE, 2020.      CURRÍCULO EM AÇÃO. 2ª série. Ensino Médio. Volume 1 – 1º Bimestre. SEE, 2021.

- FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Coleções: Energia e suas transformações; Vida, Saúde e Genética. AUTORES: Vera Lucia Aoki; Rodrigo Liegel; Joao Batista Aguilar; Elisa Carvalho; Ana Luiza Nery; André Zamboni; Lia Bezerra. Editora SM, 2021.

- PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.

- Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>.                      - Sites de interesse.