E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE APRENDIZAGEM 3ª
SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 3ª
série |
Bimestre:
2º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS: ----------------MAIO------------------ H1. Identificar e caracterizar os
principais elementos de um circuito elétrico simples H2. Relacionar as grandezas
mensuráveis dos circuitos elétricos com o modelo microscópico da eletricidade
no interior da matéria ---------------JUNHO------------------- H3. Compreender o choque elétrico
como resultado da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, avaliando
efeitos, perigos e cuidados no manuseio da eletricidade H4. Dimensionar o gasto de energia
elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse
consumo H5. Dimensionar circuitos elétricos
domésticos em função das características das residências H6. Propor estratégias e alternativas
seguras de economia de energia elétrica doméstica H7. Relacionar o campo elétrico com
cargas elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento H8. Reconhecer propriedades elétricas
e magnéticas da matéria e suas formas de interação por meio de campos H9. Identificar as linhas do campo magnético
e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras desenhadas,
malhas de ferro ou outras representações H10.
Reconhecer
a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos a partir de resultados de
observações ou textos históricos H11.
Explicar
o funcionamento de motores e geradores elétricos e seus componentes e os
correspondentes fenômenos e interações eletromagnéticos H12.
Reconhecer
as transformações de energia envolvidas em motores e geradores elétricos H13.
Identificar
fases e/ou características da transformação de energia em usinas geradoras de
eletricidade ---------------JULHO------------------- H14.
Identificar
e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica H15.
Representar
por meio de esquemas a transmissão de eletricidade das usinas até os pontos
de consumo H16.
Relacionar
a produção de energia com os impactos ambientais e sociais desses processos H17.
Identificar
quantitativamente as diferentes fontes de energia elétrica no Brasil H18.
Relacionar
a evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a
qualidade de vida |
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equipamentos elétricos Circuitos
elétricos Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e tensão de
operação Perigos da eletricidade e medidas
de prevenção e segurança Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia Campos
e forças eletromagnéticas Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos elétricos e
magnéticos Linhas de campo
magnético, polos magnéticos e suas representações Motores
e geradores Constituição de motores e de
geradores, a relação entre seus componentes e as transformações de energia Produção
e consumo elétricos Produção de energia elétrica em
grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de
seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais Evolução da produção e do uso da
energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS |
|||||||
Atividades
Autodidáticas: - Leituras de textos, artigos em revistas
e internet. -
Resolução de problemas. -
Exercícios do livro didático, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP. |
Atividades
Didático-Cooperativas: -
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. -
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos,
paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). -
Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades
Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO -
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores trabalhados na
disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 30/06/2021. - Atividades em sala: individual,
duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA: 09/06/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. ROTEIROS E POSTAGENS – AULAS DE
P.E. - Trabalhos: em grupos (apresentação
oral e parte escrita). ENERGIA E A CONTA DE LUZ: 19/05/2021. - Avaliação Contínua: todos os dias
de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade,
disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre –
páginas 69 a 102. SEE, 2021. -
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
3º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê;
organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida
por Edições SM; editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São
Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista). -
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 3: Eletromagnetismo/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. -
SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 36 a 45. SEE,
2021. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário