GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2021
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes |
Disciplina:
Física |
Série
e turma: 2ª
série |
Bimestre:
4º |
||||
Justificativa:
Propiciar aos
estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do
aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer
subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a
interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do
cidadão. |
|||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 4.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 5.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 6.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
Habilidades
a serem desenvolvidas: ------------- OUTUBRO -------------- H1. Caracterizar ondas mecânicas (por meio
dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de
propagação e ressonância) a partir de exemplos de músicas e de sons
cotidianos H2. Explicar o funcionamento da audição
humana para monitorar os limites de conforto, deficiências auditivas e
poluição sonora H3. Identificar objetos, sistemas e fenômenos
que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano H4. Reconhecer o papel da luz, suas
propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de
sombras, reflexão, refração etc. H5. Reconhecer diferentes instrumentos ou
sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a visão, como olhos, óculos,
lupas, telescópios, microscópios etc., visando à sua utilização adequada ---------- NOVEMBRO ---------- H6. Associar a cor de um objeto a
formas de interação da luz com a matéria (reflexão, refração, absorção) H7. Reconhecer o atual modelo
científico utilizado para explicar a natureza da luz H8. Identificar a luz no espectro de
ondas eletromagnéticas, diferenciando as cores de acordo com as frequências H9. Identificar os principais meios
de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano ----------
DEZEMBRO ---------- H10.
Explicar
o funcionamento básico de equipamentos e sistemas de comunicação, como rádio,
televisão, telefone celular e fibras ópticas, com base nas características
das ondas eletromagnéticas |
Conteúdos: Som,
imagem e comunicação Som –
características físicas e fontes Amplitude,
frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas Audição humana, poluição, limites
e conforto acústicos Luz –
características físicas e fontes Formação
de imagens, propagação, reflexão e refração da luz Sistemas
de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e microscópios Luz
e cor Emissão e absorção
de luz de diferentes cores O caráter
policromático da luz branca A diferença entre a
cor das fontes de luz e a cor de pigmentos Ondas
eletromagnéticas A interpretação do caráter
eletromagnético da luz Produção,
propagação e detecção de ondas eletromagnéticas Equipamentos e
dispositivos de comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas |
|||||
Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural. |
|||||||
Estratégias didáticas |
|||||||
Atividades Auto didáticas: - Leituras de textos, artigos em revistas
e internet. -
Resolução de problemas. -
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação
de área, AAP, ENEM, SARESP. |
Atividades Didático-Cooperativas: -
Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade. -
Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos,
paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados). -
Estudantes agrupados por níveis produtivos. |
Atividades Complementares: CONSOLIDAÇÃO - Descrever
relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos,
tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com
clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da
linguagem da Física. REFORÇO - Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos. AMPLIAÇÃO -
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara. |
|||||
Atividades EAD - Aulas ao vivo pelo app CMSP - Atividades orientadas no Google Classroom |
|||||||
Valores
trabalhados na disciplina: -
Humildade - Respeito - Coletividade - Responsabilidade |
Critérios
de Avaliação: Serão considerados vários aspectos do
processo de desenvolvimento dos estudantes: -
Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa
ou teste. DATA: 2BC: 22/11/2021; 2A: 23/11/2021. - Avaliação Bimestral: individual e
sem consulta – dissertativa ou teste. DATA: 2BC: 06/12/2021; 2A: 07/12/2021. - Atividades práticas: duplas ou
grupos – relatórios ou atividades dirigidas. GRUPO FACEBOOK – ATÉ 10/12/2021. - Trabalhos: em grupos (parte escrita).
PROJETOS DA FeVEM: 29/11 A 03/12/2021. -
Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento,
responsabilidade, organização, criatividade, disciplina. |
||||||
Referências: - CURRÍCULO do Estado de
São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011. -
SP FAZ ESCOLA: CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO DO PROFESSOR. 1º Bimestre –
páginas 9 a 38. SEE, 2021. -
FUKUI, ANA. Ser Protagonista. Física –
2º ano: Ensino Médio. Ana Fukui; Madson de Melo Molina; Venê; organizadora
Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM;
editora responsável Ana Paula Souza Nani – 3. ed. – São Paulo: Edições SM,
2016. – (Coleção Ser Protagonista). -
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 2: Física Térmica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – SP: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006. -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. - PHET Colorado: Simulações em Física. Para
acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. - Sites de interesse. Fontes de
Referência para o estudante -
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >. -
PHET Colorado: Simulações em Física. Para acessar < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. -
Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Para acessar < https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. -
SP FAZ ESCOLA: CADERNO DO ALUNO. 1º Bimestre – páginas 46 a 54. SEE,
2021. - Sites de interesse. |
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário