GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série
e turma: 2ª
série
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Bimestre:
4º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a
realidade, intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Estabelecer relação entre a tese
e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
• Compreender informações
transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
------------- OUTUBRO --------------
H1. Reconhecer que diferentes tipos de
instrumentos produzem sons por diferentes métodos como fluxo de ar, cordas,
percussão.
H2. Identificar as partes de um
instrumento musical.
H3. Relacionar mudanças em parâmetros
físicos, como aumento da tensão nas cordas, do fluxo de ar ou tamanho, a
variações sonoras nos instrumentos.
H4. Compreender o funcionamento da
audição humana.
H5. Avaliar situações em que a
intensidade e a poluição sonora podem causar danos à saúde.
H6. Identificar objetos, sistemas e
fenômenos que envolvam a produção de luz.
H7. Identificar instrumentos associados à
visão humana.
H8. Associar a formação e a qualidade das
imagens às propriedades físicas da luz.
H9. Representar por esquemas a propagação
retilínea da luz no interior de uma câmara escura.
H10. Utilizar adequadamente a relação
matemática entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara
escura.
H11. Reconhecer situações no cotidiano
que envolvam espelhos planos, côncavos e convexos.
H12. Identificar características de cada
tipo espelho.
H13. Analisar situações-problema que
envolvem espelhos planos e espelhos esféricos.
H14. Identificar e utilizar adequadamente
a expressão matemática da relação entre distâncias de objeto, imagem e o
foco, nos espelhos planos e esféricos.
H15. Representar por esquemas de raios de
luz os fenômenos da reflexão em espelhos planos e esféricos.
H16. Representar por esquemas de raios de
luz os fenômenos da refração em lentes convergentes e divergentes.
H17. Associar a correção de problemas de
visão, como miopia e hipermetropia, com a utilização de diferentes tipos de
lentes.
H18.
Reconhecer o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta,
microscópio, telescópio e retroprojetor.
---------- NOVEMBRO ----------
H1.
Relacionar a presença da luz ao fenômeno da cor.
H2.
Associar a cor de um objeto à interação da luz com a matéria, por meio de
reflexão, refração e absorção.
H3.
Diferenciar a cor originada da fonte de luz da cor originada por pigmentos.
H4.
Compreender a luz como onda eletromagnética.
H5.
Identificar que a luz branca é composta por diferentes cores do espectro
visível.
H6.
Reconhecer as grandezas de frequência, comprimento de onda, velocidade da luz
e a relação entre elas.
H7.
Analisar processos de e percepção das cores relacionadas à composição das
luzes coloridas primárias (vermelho, verde e azul).
H8.
Analisar o processo de percepção das cores relacionadas à composição dos
pigmentos primários (ciano, magenta e amarelo).
H9.
Associar as diferentes cores com a iluminação e com a percepção do olho
humano.
H10.
Reconhecer a função especializada dos cones.
H11.
Analisar gráficos sobre o espectro luminoso de diferentes lâmpadas e sobre a
reflexão da luz por diferentes objetos.
H12.
Identificar o uso adequado de iluminação em ambientes do cotidiano a partir
da análise de gráficos.
---------- DEZEMBRO ----------
H1.
Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas
eletromagnéticas no cotidiano.
H2.
Identificar maneiras de bloquear as ondas eletromagnéticas.
H3.
Compreender as formas de captação e transmissão de ondas eletromagnéticas em
equipamentos como rádio, televisão, telefone celular e fibras ópticas.
H4.
Relacionar as frequências e os comprimentos de onda do espectro
eletromagnético.
H5.
Reconhecer a evolução dos meios de comunicação e informação, bem como os
impactos sociais, econômicos e culturais gerados.
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Conteúdos:
Som,
imagem e comunicação
Som – características físicas e fontes
• Audição
humana, poluição, limites e conforto acústicos
Luz – características físicas e fontes
•
Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
•
Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos, telescópios e
microscópios
Luz
e cor
• A diferença entre a cor das
fontes de luz e a cor de pigmentos
• O caráter policromático da luz
branca
• As cores primárias (azul, verde
e vermelho) no sistema de percepção e nos aparelhos e equipamentos
• Adequação e conforto na
iluminação de ambientes
Ondas
eletromagnéticas
• A interpretação do caráter
eletromagnético da luz
• Emissão e absorção de luz de
diferentes cores
• Evolução histórica da
representação da luz como onda eletromagnética
Transmissões
eletromagnéticas
• Produção, propagação e detecção
de ondas eletromagnéticas
• Equipamentos e dispositivos de
comunicação, como rádio e TV, celulares e fibras ópticas
• Evolução da transmissão de
informações e seus impactos sociais
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Auto didáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
-
Resolução de problemas.
-
Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, avaliação
de área, AAP, ENEM, SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
-
Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATA:
2A: 05/12/2018; 2B: 06/12/2018; 2CD: 04/12/2018.
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Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATA:
2AB: 17/10/2018; 2CD: 16/10/2018.
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Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas.
CADERNO DO ALUNO E GRUPO FACEBOOK – __/11/2018.
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Trabalhos: em grupos (parte escrita). SEMINÁRIO ÓPTICA: 2A: 31/10/2018; 2B: 29 e
31/10/2018; 2CD: 30/10/2018.
- Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
-
GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2006.
-
CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
-
VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3.
ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
Fontes de Referência para o estudante
-
CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
-
Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
>. - Sites de interesse.
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