segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Guia de Aprendizagem Física 2ª série EM - 1º bimestre 2018

E. E. VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               2ª SÉRIE EM             2018
Professor(a): Rafael Herrera Fernandes
Disciplina: Física
Série: 2ª série 
Bimestre:
Justificativa: Propiciar aos estudantes significado ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos, de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
Objetivos:
Proporcionar procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante, competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade, intervir nela e dela participar.




Habilidades a serem desenvolvidas:
• Analisar as trajetórias dos planetas do Sistema Solar.
• Aplicar as Leis de Kepler para resolver situações-problema.
• Compreender o conceito de dimensão espacial, temporal e espaço-temporal.
• Determinar uma localização a partir de coordenadas espaciais.
• Avaliar a possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo.
• Associar ordens de grandezas astronômicas com a possibilidade de contato com outras civilizações.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Compreender informações transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade.

Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.

• Identificar em seu cotidiano materiais, aparelhos e processos que sejam relacionados ao calor.
• Estimar medidas de temperatura.
• Associar temperatura ao grau de agitação das moléculas.
• Realizar conversões de temperatura utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
• Realizar a leitura de um termômetro.
• Analisar o funcionamento dos outros instrumentos utilizados para medir temperatura.
• Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico.
• Associar o aumento de temperatura ao aumento da energia cinética molecular.
• Identificar formas de controle de temperatura em processos e dispositivos do cotidiano.

• Avaliar o uso de materiais utilizados na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente de dilatação.
• Identificar as principais fontes de calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos.
• Diferenciar materiais que conduzem ou isolam calor.
• Identificar calor como processo dinâmico, diferenciando-o de temperatura.
• Identificar que as trocas de calor ocorrem por diferentes processos.
• Reconhecer a condução, a convecção e a irradiação.
• Classificar os diferentes materiais de acordo com suas propriedades térmicas.
• Calcular o calor específico, a capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar a quantidade de energia liberada na combustão.
• Relacionar a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos alimentos.

• Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar fenômenos atmosféricos de uma região.
• Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
• Compreender as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os processos térmicos associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva, o orvalho, a geada e a neve.
• Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.
• Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Conteúdos:

Universo, Terra e vida (1ª série)
Universo, evolução, hipóteses e modelos
• Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo.
• Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros.
• Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos.
• Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo.
• O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Calor, ambiente e usos de energia

Calor, temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo calor e trabalho

Propriedades térmicas
• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação


Clima e aquecimento
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global

Temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em revistas e internet.
- Resolução de problemas.
- Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP.
Atividades Didático-Cooperativas:
- Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
- Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias, entre outros, sobre os temas trabalhados).
- Estudantes agrupados por níveis produtivos.
Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
- Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
Valores trabalhados na disciplina:
- Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade

Critérios de Avaliação:
Serão considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
- Avaliação Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 11/04 e 2CD: 10/04.
- Atividades em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATAS: 20 e 21/03.
- Atividades práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO DO ALUNO E CADERNO.
- Trabalhos: em grupos (apresentação oral e parte escrita). DILATAÇÃO TÉRMICA – 03 e 04/04; ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO – 03 e 04/04.
- Avaliação Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade, organização, criatividade, disciplina.
Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
- GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
- VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser Protagonista. Física 2º ano: Ensino Médio. FUKUI, Ana; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.

Fontes de Referência para o estudante
- CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª série – volume 1. 2017.    
- Currículo +. Para acessar <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br >.                - Sites de interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário