GUIA DE
APRENDIZAGEM 2ª SÉRIE EM 2018
Professor(a):
Rafael Herrera
Fernandes
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Disciplina:
Física
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Série: 2ª
série
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Bimestre:
1º
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Justificativa: Propiciar aos estudantes significado
ao que é ensinado nas aulas de Física no momento do aprendizado. Possibilitar
a compreensão do mundo contemporâneo e fornecer subsídios de como agir sobre
o mesmo, aliando conhecimentos da Física a interesses formativos mais amplos,
de forma a satisfazer a formação plena do cidadão.
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Objetivos:
Proporcionar
procedimentos voltados para a formação de um cidadão contemporâneo atuante,
competente e solidário, com os instrumentos necessários para compreender a realidade,
intervir nela e dela participar.
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Analisar as trajetórias dos planetas do
Sistema Solar.
• Aplicar as Leis de Kepler para resolver
situações-problema.
• Compreender o conceito de dimensão
espacial, temporal e espaço-temporal.
• Determinar
uma localização a partir de coordenadas espaciais.
• Avaliar a possibilidade de existência
de vida em outras partes do Universo.
• Associar
ordens de grandezas astronômicas com a possibilidade de contato com outras civilizações.
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• Compreender informações
transmitidas em textos, tabelas, gráficos ou figuras em dados matemáticos.
• Resolver problemas que envolvam
relações de proporcionalidade.
• Estabelecer relações entre textos
verbais e não verbais.
• Identificar em seu cotidiano materiais,
aparelhos e processos que sejam relacionados ao calor.
• Estimar medidas de temperatura.
• Associar temperatura ao grau de
agitação das moléculas.
• Realizar conversões de temperatura
utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
• Realizar a leitura de um termômetro.
• Analisar o funcionamento dos outros
instrumentos utilizados para medir temperatura.
• Compreender e aplicar a situações reais
o conceito de equilíbrio térmico.
• Associar o aumento de temperatura ao
aumento da energia cinética molecular.
• Identificar formas de controle de
temperatura em processos e dispositivos do cotidiano.
• Avaliar o uso de materiais utilizados
na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente
de dilatação.
• Identificar as principais fontes de
calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos.
• Diferenciar materiais que conduzem ou
isolam calor.
• Identificar calor como processo
dinâmico, diferenciando-o de temperatura.
• Identificar que as trocas de calor
ocorrem por diferentes processos.
• Reconhecer a condução, a convecção e a
irradiação.
• Classificar os diferentes materiais de
acordo com suas propriedades térmicas.
• Calcular o calor específico, a
capacidade térmica e a quantidade de calor trocada em fenômenos térmicos.
• Avaliar
a quantidade de energia liberada na combustão.
• Relacionar
a quantidade de energia armazenada à fonte nutricional dos alimentos.
•
Utilizar conceitos de calor específico e capacidade térmica para explicar
fenômenos atmosféricos de uma região.
•
Calcular e diferenciar calor sensível de calor latente.
• Compreender
as mudanças de estado físico durante o ciclo da água e os processos térmicos
associados à formação de fenômenos climáticos com a chuva, o orvalho, a geada
e a neve.
• Avaliar
cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais
e sociais.
•
Analisar a relação entre necessidade energética na sociedade e a emissão de
gases poluentes na atmosfera.
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Conteúdos:
Universo, Terra e vida (1ª série)
Universo,
evolução, hipóteses e modelos
• Teorias e hipóteses históricas
e atuais sobre a origem, constituição e evolução do Universo.
• Etapas de evolução estelar – da
formação à transformação em gigantes, anãs ou buracos negros.
• Estimativas do lugar da vida no
espaço e no tempo cósmicos.
•
Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras partes do Universo.
• O modelo cosmológico atual –
espaço curvo, inflação e big bang.
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Calor, ambiente e usos de energia
Calor,
temperatura e fontes
• Fenômenos e sistemas cotidianos
que envolvem trocas de calor
• Controle de temperatura em
sistemas e processos práticos
• Procedimentos e equipamentos
para medidas térmicas
• Procedimentos para medidas de
trocas de energia envolvendo calor e trabalho
Propriedades
térmicas
• Dilatação, condução e
capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
• Quantificação de trocas
térmicas em processos reais
• Modelos explicativos de trocas
térmicas na condução, convecção ou irradiação
Clima
e aquecimento
•
Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
• Avaliação de hipóteses sobre
causas e consequências do aquecimento global
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Temas
transversais:
Ética, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Pluralidade Cultural.
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Estratégias didáticas
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Atividades Autodidáticas:
- Leituras de textos, artigos em
revistas e internet.
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Resolução de problemas.
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Exercícios do caderno do aluno, testes de vestibulares, concursos, ENEM,
SARESP.
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Atividades Didático-Cooperativas:
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Atividades em grupo, estimulando a colaboração e a solidariedade.
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Atividades individuais e em grupo, que favoreçam o desenvolvimento das
competências leitora e escritora (elaboração de relatórios, artigos, paródias,
entre outros, sobre os temas trabalhados).
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Estudantes agrupados por níveis produtivos.
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Atividades Complementares:
CONSOLIDAÇÃO
- Descrever relatos de fenômenos
ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos, tais como relatos de
viagens, visitas ou entrevistas, apresentando com clareza e objetividade suas
considerações e fazendo uso apropriado da linguagem da Física.
REFORÇO
- Estimular a procura e a resolução de testes de
vestibulares, concursos, ENEM, SARESP, entre outros, assim como a leitura de
livros paradidáticos relacionados a temas científicos.
AMPLIAÇÃO
-
Compreender e emitir juízos próprios sobre notícias com temas relativos à
ciência e tecnologia, veiculadas pelas diferentes mídias, de forma analítica
e crítica, posicionando-se com argumentação clara.
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Valores
trabalhados na disciplina:
-
Humildade
- Respeito
- Coletividade
- Responsabilidade
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Critérios
de Avaliação:
Serão
considerados vários aspectos do processo de desenvolvimento dos estudantes:
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Avaliação
Bimestral: individual e sem consulta – dissertativa ou teste. DATAS: 2AB: 11/04 e 2CD: 10/04.
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Atividades
em sala: individual, duplas ou grupos – dissertativa ou teste. DATAS: 20 e 21/03.
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Atividades
práticas: duplas ou grupos – relatórios ou atividades dirigidas. CADERNO
DO ALUNO E CADERNO.
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Trabalhos:
em grupos (apresentação oral e parte escrita). DILATAÇÃO TÉRMICA – 03 e 04/04;
ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO – 03 e 04/04.
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Avaliação
Contínua: todos os dias de aula – comprometimento, responsabilidade,
organização, criatividade, disciplina.
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Referências:
- CURRÍCULO do Estado de São Paulo/Ensino
Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEE, 2011.
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GRUPO REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.
Física 1: Mecânica/ GREF – 7. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2006.
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CADERNO DO PROFESSOR. Ensino Médio
– 2ª série – volume 1. 2017.
- Brasil. PCN +
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
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VÁLIO, ADRIANA BENETTI MARQUES. Ser
Protagonista. Física – 2º ano:
Ensino Médio. FUKUI, Ana;
FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson de Melo; VENÊ; NANI, Ana Paula Souza – 3. ed.
– São Paulo: Edições SM, 2016. – (Coleção Ser Protagonista)
Fontes de Referência para o estudante
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CADERNO DO ALUNO. Ensino Médio – 2ª
série – volume 1. 2017.
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